Departamento Financeiro - Conceitos e Funções

1 - Departamento Financeiro

1.1  - Conceito

                        Entende-se por Departamento Financeiro o setor da empresa responsável pela tesouraria, contas a pagar, contas a receber, captação e investimentos de recursos, gerados pela atividade econômica desenvolvida pela mesma.
                        Se comparássemos uma empresa ao corpo humano, com certeza o Departamento Financeiro seria o seu coração, pois todos os demais departamentos de uma empresa: departamento de compras, vendas, administrativo, pessoal, produção, gerência, etc., com este se relacionam, gerando alguma obrigação a ser cumprida pelo mesmo.
                        Todas as decisões tomadas pelos administradores de uma empresa, obrigatoriamente, irão passar pelo Departamento Financeiro, que possui diversas funções, as quais passaremos a relatar.


1.2 - Funções


                        As funções do Departamento Financeiro, vão muito além do simples controle de contas a pagar e contas a receber. Como citamos no conceito acima, este é o coração da empresa, e assim sendo, dele depende a própria sobrevivência da mesma. Desta forma, passaremos a relatar algumas das atividades desenvolvidas pelo Departamento Financeiro.
 
a)    Contas a pagar: controla todos os pagamentos a serem realizados pela empresa, tais como: fornecedores, empregados, impostos, etc.;
b)    Contas a receber: controla todo o recebimento das receitas geradas pela empresa;
c)     Tesouraria: Setor responsável pela tesouraria da empresa;
d)    Caixa: Departamento responsável pelo controle de caixa da empresa;
e)     Controle bancário: realiza toda a conciliação da movimentação bancária da empresa, como: extratos bancários, pagamentos, cheques emitidos, tarifas cobradas, duplicatas colocadas em cobrança bancária, investimentos, empréstimos, etc.
f)     Planejamento Financeiro: elabora fluxo de caixa, analisa a estrutura de capital, busca alternativa de financiamentos e de investimentos;
g)    Administração de Fluxo de Caixa: controla os recursos disponíveis em caixa e banco, planeja o suprimento de eventual deficiência encontrada, bem como a aplicação dos recursos advindos das sobras de caixa;
h)    Gerencia as Aplicações Financeiras: controla as aplicações financeiras, estabelecendo limites de operações com cada instituição financeira, o grau de risco do investimento, bem como a rentabilidade do mesmo.
i)     Gerencia os empréstimos captados: realiza quando necessária, a captação de empréstimos para suprir a deficiência de Capital de Giro, analisando a legalidade dos contratos, custo do empréstimo, prazo, etc.
j)      Análise de limites de créditos concedidos: realiza a análise dos limites de créditos concedidos a clientes nas vendas a prazo, bem como se eles possuem algum restritivo;
k)    Recuperação de créditos: realiza a cobrança extrajudicial, bem como a cobrança judicial para recebimento dos créditos vencidos;
l)      Controle de obrigações fiscais: controla e realiza a retenção de impostos previstos na legislação tributária e previdenciária, quando do pagamento de fornecedores, bem como controla o pagamento dos impostos e contribuições da empresa e retidos de terceiros.
m)   Controle de custo: negocia com fornecedores a concessão de descontos e abatimentos, bem como controla os efetuais descontos concedidos pela empresa em suas vendas;
n)    Análise de balanço: realiza a análise de balanço e do Demonstrativo de Resultado do Exercício – DRE, fornecido pelo departamento contábil da empresa, oferecendo aos seus  administradores, subsídios na tomada de decisões.
o)    Controle da formação de preço dos produtos: em algumas empresas, também é responsável pela formação dos preços dos produtos e serviços vendidos.


Trecho retirado do livro: MANUAL DO DEPARTAMENTO FINANCEIRO
"COMO INVESTIR, GERENCIAR E CAPTAR RECURSOS PARA VOCÊ E SUA EMPRESA"
ISBN: 978-85-65469-02-9, Eduardo Rosa Ferreira